Tem coisas que a gente aprende a se virar na hora do aperto, não é? Quem nunca precisou trocar o gás sozinho, ou trocar a resistência do chuveiro? Se você não, sorte sua, mas sua hora ainda vai chegar e precisa estar altamente preparado para isso. Sendo assim, preste bem atenção no passo a passo que montamos para você não precisar mais tomar banho gelado enquanto espera o eletricista chegar.
Ahhh, não esquece que, para realizar estes procedimentos, o primeiro passo é desligar o disjuntor ou a chave de força geral. Em hipótese alguma deve pular essa parte. Após esse passo, utilize equipamentos de proteção, para garantir sua total e absoluta segurança e manter seu chuveiro intacto de qualquer dano.
Vamos aos passos:
1. Tenha uma resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro);
2. Uma escovinha para efetuar a limpeza;
3. Escada (evite utilizar cadeiras ou bancos de plásticos, podem escorregar).
Mantenha o chuveiro no modo frio, assim que desligar o disjuntor ou a chave de força geral. Esse procedimento é importante, para que após a troca da resistência efetuada e a chave religada, não haja uma sobrecarga e queime o chuveiro ou a resistência.
Feito isso, devemos desenroscar o espalhador da ducha (isso mesmo, aquela parte que se parece com uma peneira e de onde sai a água, chama-se espalhador).
Retire a resistência queimada e substitua pela nova. Essa parte exige observação pra você respeitar bem os encaixes e trajetos (geralmente circulares). Esse mesmo procedimento pode ser utilizado só para limpar a parte interna do espalhador, já que algumas vezes é comum entupir os buraquinhos. Aí é só abusar da boa escovinha e água e recolocar o espalhador no chuveiro.
Pronto! Tudo feito. Agora que o inverno chegou, nada melhor que um banho quentinho para dar aquela relaxada.